sistema de Energia Solar não terá seu valor reduzido

Energia Solar no Brasil: entenda o corte do imposto para importação de equipamentos fotovoltaicos e o que muda para o consumidor

No que se refere a Energia Solar, muito se questiona sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Recentemente, no entanto, o governo zerou o imposto de importação dos equipamentos fotovoltaicos, trazendo a seguinte reflexão: de qual forma essa decisão afeta o consumidor?

Primeiro, é necessário entender que por certo período, alguns produtos importados que não são fabricados no Brasil terão redução à zero na alíquota de imposto de importação, um exemplo são os módulos fotovoltaicos. Assim sendo, o período estipulado para a ausência da tarifação foi entre 1º de agosto de 2020 a 31 de dezembro de 2021.

Na lista de produtos, estão presentes cerca de 100 itens que terão o imposto de importação zerado, dentre eles, estão destacados módulos fotovoltaicos monocristalinos, módulos fotovoltaicos bifaciais, inversores, componentes de trackers e bombas de irrigação solar.

Porém, é necessário pontuar que o sistema de Energia Solar não terá seu valor reduzido para todos os consumidores, exceto em casos muito específicos, sendo importante ressaltar que para o equipamento se encaixar na anulação do imposto, não pode haver um produto similar de fabricação nacional. Apesar da lista divulgada pelo governo conter diversos itens, a maior parte deles não está contida na grande maioria dos sistemas de Energia Solar que existem no mercado.

Dessa forma, considerando a notícia, para o consumidor final praticamente não haverá impacto com a redução do imposto à zero dos itens listados pelo governo. Ademais, também não é considerado como fator de influência para definir se o consumidor deve ou não aguardar para investir em Energia Solar. Portanto, quanto antes for feito o investimento para gerar sua própria energia limpa e renovável, mais rápido será seu retorno financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *