Para o orçamento de um sistema de Energia Solar, além do local de instalação, acessibilidade, tipo de ligação, consumo mensal e fatores da natureza, é necessário pontuar, também, considerações relacionadas aos equipamentos que serão utilizados, bem como os profissionais que farão o projeto e a instalação.
Um orçamento é composto por três pilares importantíssimos. O primeiro está relacionado com os equipamentos que serão utilizados, o segundo trata-se do projeto e o terceiro a mão de obra de instalação.
A parte mais cara de um orçamento de sistema fotovoltaico são os equipamentos, levando em consideração que existem diversas marcas de painéis e inversores solares que se diferenciam não só por características elétricas, mas também por qualidade.
Quando o cliente nota uma discrepância nos valores, ele deve ficar atento às marcas que estão sendo utilizadas pelas empresas, bem como as garantias dos equipamentos e conferir, também, a potência dos sistemas que estão sendo propostos, se realmente estão de acordo com sua necessidade. Caso sejam utilizados equipamentos de baixa qualidade, ou sistemas mal dimensionados, o cliente poderá ser prejudicado com uma instalação inadequada.
Além dos equipamentos, um orçamento em Energia Solar inclui o custo do projeto, que envolve o conhecimento necessário para se efetuar um trabalho bem feito, exigindo profissionais capacitados e com uma boa formação. Ressalta-se a importância de um engenheiro por trás dos projetos da empresa a qual o cliente está cotando, certificando uma qualidade de instalação e cumprimento das normas.
O terceiro gasto está relacionado com a mão de obra. O cliente deve exigir da empresa profissionais qualificados e registrados, tendo a capacitação de cursos de NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e NR-35 (Trabalho em Altura), além de usarem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Nesse sentido, a empresa de Energia Solar precisa oferecer os melhores equipamentos e investir em profissionais qualificados, considerando que será refletido nos custos do orçamento do sistema fotovoltaico. É melhor ter garantida a instalação de equipamentos de ótima qualidade e contar com profissionais treinados do que ter dores de cabeça posteriormente por conta de danos ou acidentes causados pela atuação de profissionais sem experiência ou treinamento.